Terminologia

VEM CA

O VEM CA constitui um aplicativo totalmente gratuito e plenamente acessível, que foi criado e lançado pela Escola de Gente em 2019. Disponibilizado para smartphones iOS e Android, VEM CA quer dizer “vem para cultura, conexão e conteúdo acessíveis!” O app foi considerado uma das “400 melhores práticas do mundo” pela UNDESA/ONU em 2021, e “um dos projetos mais inovadores do mundo” pela Zero Project Conference, em 2022. Por meio dele, pessoas com e sem deficiência podem acessar atividades culturais e outros conteúdos que ofereçam recursos específicos de acessibilidade e/ou sejam gratuitos, pois a Escola de Gente entende que, em um país ainda tão desigual como o Brasil, a gratuidade é também uma forma de acessibilidade.
No aplicativo é possível pesquisar atividades e conteúdos online e presenciais que estejam ocorrendo em qualquer parte do país, desde espetáculos de teatro com intérpretes de Libras até bibliotecas com oferta de livros digitais ou em braile, por exemplo. O VEM CA está preparado para cadastrar 24 tipos de atividades com até 12 recursos de acessibilidade disponíveis para a busca, segundo as necessidades específicas de cada pessoa. A busca pode ser realizada a partir de diversos parâmetros: tipo de acessibilidade desejada, tipo de atividade, data, local e característica da atividade (online/presencial). O VEM CA hoje conta também com uma funcionalidade de cadastro de profissionais de acessibilidade, para que quem produz atividades acessíveis possa encontrar profissionais que oferecem serviços como Libras, consultoria de audiodescrição, de acessibilidade web, entre outros, além de possibilitar a quem presta esses serviços encontrar potenciais clientes. Mais informações: https://bit.ly/3ng5oDA

VISITA TÁTIL

Antes de eventos, pessoas cegas, com baixa visão ou surdocegas visitam e tocam o local central do evento, orientadas por profissionais de audiodescrição. No caso de espetáculo teatral, visita-se o cenário.