Políticas Públicas

A transformação das políticas públicas em práticas cotidianas acessíveis e inclusivas é um dos nossos principais objetivos. Para nós, tão importante quanto implementar projetos é conseguir que o poder público seja atuante permanente a partir de uma perspectiva inclusiva. Por isso, há uma estratégia fundamental no trabalho da Escola de Gente - e muitas vezes com menos visibilidade - que é justamente influenciar gestores e instituições públicas nesse sentido.

Fazemos isso por meio da presença incisiva em fóruns, audiências e espaços públicos de debate sobre projetos de leis e programas governamentais, da participação em conselhos de direitos, do diálogo com lideranças e gestores públicos, da formulação de documentos e projetos de leis e da articulação com outras organizações da sociedade civil. Entendemos que esta incidência se traduz na mais ousada e democrática proposta de formulação e fruição educacional, comunicacional e cultural inclusivas do país.

Atualmente, temos participação ativa em três redes: a Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - da qual também somos fundadores/as -, da Rede Nacional Primeira Infância e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Um exemplo marcante deste nosso trabalho foi a realização da primeira audiência pública completamente acessível da história do Congresso Nacional em 2013. Desta audiência, surgiu o projeto de lei do Dia Nacional do Teatro Acessível, aprovado quatro anos depois, em 2017. Pela primeira vez, o Estado brasileiro reconheceu o teatro acessível como uma modalidade artística. Desde então, ele é celebrado oficialmente no Brasil em 19 de setembro.

Descrição da imagem: Várias pessoas fantasiadas sentadas à uma mesa, olhando para frente.

Durante a primeira audiência pública totalmente acessível do Congresso Nacional, personagens de nosso espetáculo “Um amigo diferente?” entraram na plenária, pedindo o teatro acessível a todas as crianças, todos os dias. 

 

Outro exemplo é a nossa participação no Conselho Nacional de Juventude, o fórum que debate as políticas públicas de juventude no âmbito federal. Somos a organização não governamental que está há mais tempo neste espaço, desde a sua criação em 2006.

Todo o nosso empenho em relação à influência nas políticas públicas tem uma diretriz central: a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. É em defesa dela que definimos as nossas estratégias e posicionamentos.