Terminologia

SINCRONAS

Atividades que ocorrem em tempo real e no mesmo período. Em comunicações síncronas, quem emite e quem recebe a informação devem estar num estado de sincronia antes da comunicação iniciar, e permanecer em sincronia durante a transmissão. Ou seja, a pessoa emissora e a pessoa receptora precisam estar juntas e interagindo, independentemente de estarem no mesmo local ou não, durante o ato da comunicação.

Síndrome Genética

A expressão síndrome genética é a mais indicada. Anote algumas sugestões que podem ser usadas para não repeti-la: ALTERAÇÃO GENÉTICA; CONDIÇÃO GENÉTICA; SITUAÇÃO GENÉTICA. Evitar o uso das expressões anomalia genética e doença genética.

Surdo(a)

Expressão correta quando se refere a alguém que tem perda total de audição. No caso, o mais adequado é dizer pessoa surda ou indivíduo surdo etc. Nunca utilizar a expressão surdo(a)-mudo(a) porque, sob a ótica da diversidade humana é natural existirem múltiplas formas de comunicação entre seres da nossa espécie, sendo impossível compará-las como “a mais humana” ou a “menos humana”. O fato de a maioria das pessoas “falarem pela boca” não nos dá o direito de considerar esta forma de expressão como a única valorada, ou seja, o modelo. Esta é uma visão integradora, antiga, pois favorece a comparação entre condições humanas. Uma pessoa surda pode ser oralizada. Ou falar as duas línguas: o português e a língua de sinais brasileira (Libras). O substantivo surdez, assim como cegueira, pode ser usado.

Surdo(a)-Mudo(a)

Expressão inadequada e que não deve ser utilizada. Sob a ótica da diversidade humana é natural existirem múltiplas formas de comunicação entre seres da nossa espécie, sendo impossível compará-las como “a mais humana” ou a “menos humana”. O fato de a maioria das pessoas “falarem pela boca” não nos dá o direito de considerar esta forma de expressão como a única valorada, ou seja, o modelo. Esta é uma visão integradora, pois favorece a comparação entre condições humanas.