Mídia Legal

O Mídia Legal foi uma das nossas primeiras iniciativas. A proposta é analisar matérias e reportagens midiáticas, identificando falhas e termos equivocados que propagam a discriminação.

Cada ‘Manual da Mídia Legal’ é construído durante um ‘Encontro da Mídia Legal’. Os Encontros e os Manuais têm como principal estratégia o estudo e a reflexão das legislações nacional e internacional que garantem a uma pessoa o direito de não ser submetida a discriminações com base em qualquer diferença ou diversidade. Para dar conta dessa estratégia, a Escola de Gente conta, desde a sua fundação, com a parceria da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal. O nome ‘Mídia Legal’ vem justamente da proposta de uma aliança entre profissionais de comunicação e procuradores da República com o objetivo de disseminar o direito à inclusão.

No total, já aconteceram seis Encontros de Mídia Legal, que resultaram em seis Manuais da Mídia Legal. Cada um foca em um tema específico, como educação e saúde.

O Encontro da Mídia Legal foi selecionado no Concurso da Rede Andi para Projetos em Comunicação, em 2002. Em sua primeira edição, reunimos jornalistas e procuradores da República para vários debates abertos na UERJ, refletindo sobre o direito à inclusão nas tecnologias de comunicação, na educação, nos espaços sociais, trabalho e saúde.

Nos encontros seguintes, o projeto avançou em seu objetivo de formar multiplicadores, integrar profissionais de diferentes áreas do conhecimento e promover uma mídia mais crítica em relação ao uso da palavra inclusão.

Os manuais reúnem análises de matérias publicadas pela mídia, oferecendo dicas formuladas nos encontros pelos universitários e pelo Ministério Público. Todos os Manuais estão disponíveis na nossa página de publicações.

Manual da Mídia Legal 1

Manual da Mídia Legal 2

 

Manual da Mídia Legal 3

  

Manual da Mídia Legal 4 - Edição UERJ

 

Manual da Mídia Legal 4 - Edição USP

Manual da Mídia Legal 5

 

Manual da Mídia Legal 6