Zero Project Conference

Fotografia colorida, Claudia Werneck, entre um homem e uma mulher, sorriem. Estão na frente do palco da Zero Conference.
Conferência Zero Project 2020

Desde 2014, a Escola de Gente participa de um dos mais importantes eventos do mundo sobre inclusão e acessibilidade: a Zero Project Conference, que acontece todo mês de fevereiro na sede da Organização das Nações Unidas em Viena, Áustria. Ela é realizada pela Essl Foundation com o objetivo de buscar as soluções mais inovadoras e eficazes em direitos de pessoas com deficiência por meio do fortalecimento de uma rede de mais de quatro mil lideranças da área social, empresarial e de políticas públicas em mais de 120 países.

Toda a formulação da Zero Project Conference é norteada pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A cada ano, o evento define um tema específico com base nas grandes estratégias deste tratado internacional, como trabalho, acessibilidade, vida independente, participação política e educação. Este ano o tema é Educação Inclusiva e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

Nossa história com a conferência é longa e intensa. A Escola de Gente é a ONG da América Latina mais premiada na Zero Project Conference.

Premiações como “projeto mais inovador” em acessibilidade e inclusão:

  • 2014 - Campanha Teatro Acessível.Arte, Prazer e Direitos.
  • 2016 - Campanha "Todas as pessoas têm direito de conhecer todas as histórias", realizada em parceria com a WVA Editora.
  • 2019 - Projeto Agentes de Promoção de Acessibilidade (APA) é duplamente premiado.
  • 2022 - VEM CA como uma das práticas mais inovadoras do mundo.

 Além disso, também lançamos internacionalmente nossas campanhas “É Criminoso Discriminar” e “Talk It Easy” e fomos a única organização do mundo que desenvolveu um trabalho de consultoria a respeito de toda a acessibilidade do evento.

Em 2024, teremos três participações como palestrante na Conferência, Claudia Werneck nossa fundadora e idealizadora, Gabriel Ligabue Diretor de Planejamento e Gestão, Natália Simonete,  coordenadora dos projetos culturais  e Jéssica Mendes conselheira consultiva.


Nosso Histórico

MAIO 23 - Apresentamos o premiado aplicativo VEM CA - plataforma de Cultura e Conhecimento Acessíveis na Zero Conference América Latina.

FEV 23 - Tivemos duas participações: palestra sobre linguagem simples e apresentação do modelo de plataforma online plenamente acessível - “Hiperconexão Inclusiva” - uma solução criada em 2020 pela Escola de Gente e premiada pela ONU.

Claudia Werneck foi a única palestrante da América Latina na sessão “Usando tecnologias para entender e ser entendido”. Claudia aprofundou a temática Talk it Easy - Linguagem Simples.

FEV 22 - Pela quarta vez consecutiva a Escola de Gente foi selecionada para o Prêmio Internacional Zero Project. O App VEM CA foi premiado na Zero Project Conference - #ZeroCon22 - como uma das práticas mais inovadoras do mundo.

Fotografia colorida, Claudia Werneck está a frente de uma grande bancada azul,com dois telões suspensos no alto. Ao seu lado está um homem de terno. Claudia fala ao microfone e sua imagem é projetada no telão. Estão na Zero Project 2020 , onde há recursos de legenda ao vivo e intérprete de linguagem de sinais.

Claudia Werneck na abertura da Conferência apresentando o Conference Accessibility Guidelines Foto: Joe&Karin Winter.

Fotografia colorida, Claudia Werneck e outras três pessoas, sentadas em poltronas, no chão da plateia, na frente de um palco. Penduradas, sobre o palco, duas telas mostram o aplicativo VEM CA, à direita a intérprete de Libras.

Claudia Werneck apresenta o app Vem CA internacionalmente. Foto: Joe&Karin Winter.

Fotografia colorida, Claudia Werneck e Rosana Fonseca com os parceiros da Fundacíon Descubreme. Elas  representam a Escola de Gente segurando um cartaz de "All in - inclusive".

Os parceiros da Fundación Descúbreme, do Chile. Onde ocorre em junho de 2020 a primeira Zero Project America Latina, com apoio da Escola de Gente. Foto: Joe&Karin Winter.

2020 - Lançamento da Zero Project Conference Accessibility Guidelines, um manual sobre como fazer com que um evento seja acessível (Conheça o guia em inglês clicando aqui). E primeira apresentação internacional do VEM CA - Plataforma de Cultura Acessível.

Fotografia colorida, Claudia Werneck, no palco, durante palestra para a Zero Conference, conferência anual da Zero Project.

Claudia Werneck participa de plenária em 2019. Foto: Joe&Karin Winter.

 

2019 - O projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade foi premiado como uma das experiências mais inovadoras do mundo em direitos de pessoas com deficiência no tema “Vida independente e participação política”. O projeto é duplamente reconhecido: também é selecionado pelo programa Impact Transfer, realizado em parceria entre o Zero Project e a Ashoka Áustria. 

Além disso, a conferência implementa as diretrizes de acessibilidade formuladas pela Escola de Gente no trabalho de consultoria realizado no ano anterior.

Fotografia colorida, equipe da Escola de Gente, Claudia Werneck e Rosana Fonseca, na Zero Project com os cartazes de All Inclusive. Ao lado Lisyane Motta e Fernando Mello.

Equipe da Escola de Gente com a procuradora do Trabalho Lisyane Motta e o juiz federal Fernando Mello. Foto: Joe&Karin Winter.

 

2018 - Fomos a única organização selecionada para ser consultora de acessibilidade da conferência e lançamento a campanha “Talk It Easy”, voltada para sensibilizar a sociedade a respeito da necessidade de adoção de medidas de linguagem simples.

Fotografia colorida, Claudia Werneck durante fala na Zero Conference, conferência anual da Zero Project, durante a campanha Talk it Easy.

Apresentação da campanha Talk it Easy, em 2018. Foto: Joe&Karin Winter.

 

2017 - Lançamos a campanha É Criminoso Discriminar, realizada em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União com o objetivo de mostrar que condutas discriminatórias são crimes previstos na legislação brasileira e devem ser denunciadas pela população.

Fotografia colorida, Claudia Werneck, numa bancada ao lado de uma mulher e um homem, segura cartaz "To discriminate is criminous" no lançamento desta campanha durante a Zero Conference.

Claudia Werneck lança a campanha É Criminoso Discriminar, em 2017. Foto: Joe&Karin Winter.

 

2016 - A nossa campanha "Todas as pessoas têm direito a conhecer todas as histórias", em parceria com a WVA Editora, é premiada como uma das práticas mais inovadoras do mundo.

Assista ao filme do projeto em nosso canal no Youtube, clicando aqui! 

Fotografia colorida, Claudia Werneck e Alberto Arguelhes na Zero Project no lançamento da campanha "Todas as pessoas têm direito a conhecer todas as histórias".

Em 2016, Claudia Werneck e o fundador da WVA Editora, Alberto Arguelhes, apresentam a campanha “Todas as pessoas têm direito a conhecer todas as histórias”. Foto: Joe&Karin Winter.

 

2014 - Nosso primeiro prêmio! Chegamos na conferência já com premiação: a campanha "Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos" é escolhida entre as ações de maior inovação no mundo.

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Joe Winter