Terminologia

HIPERCONEXÃO INCLUSIVA

Conceito criado pela Escola de Gente que qualifica, online, processos que tenham quatro características principais: 1) utilizem tecnologia de ponta; 2) sejam plenamente acessíveis (Libras, legenda, audiodescrição e linguagem simples); 3) sejam inspirados na garantia de direitos humanos e fundamentais; e 4) sejam gratuitos. A Escola de Gente criou, em março de 2020, por crer que informação acessível também é linha de frente, uma solução tecnológica integrada que promove espaço para a oferta simultânea das quatro acessibilidades. Essa combinação permite a realização de lives acessíveis – com a integração entre os recursos de Libras, legendas, audiodescrição e linguagem simples – a baixo custo e com alto potencial de replicabilidade. O aplicativo VEM CA também é um exemplo da tecnologia de Hiperconexão Inclusiva. Ambos projetos foram reconhecidos pela ONU como duas das “400 melhores práticas do mundo” para a recuperação mundial pós-pandemia.

Homossexualidade

O termo homossexualidade pode ser substituído por orientação sexual ou condição sexual, expressões consideradas mais modernas. O termo homossexualismo não deve ser usado, pois remete à doença.