Zero Project Conference

Desde 2014, a Escola de Gente participa de um dos mais importantes eventos do mundo sobre inclusão e acessibilidade: a Zero Project Conference, que acontece todo mês de fevereiro na sede da Organização das Nações Unidas em Viena, Áustria. Ela é realizada pela Essl Foundation com o objetivo de buscar as soluções mais inovadoras e eficazes em direitos de pessoas com deficiência por meio do fortalecimento de uma rede de mais de quatro mil lideranças da área social, empresarial e de políticas públicas em mais de 120 países.
Toda a formulação da Zero Project Conference é norteada pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A cada ano, o evento define um tema específico com base nas grandes estratégias deste tratado internacional, como trabalho, acessibilidade, vida independente, participação política e educação.
Nossa história com a conferência é longa e intensa. Somos a única organização da América Latina a receber quatro reconhecimentos: três prêmios Zero Project e mais a seleção para o programa Impact Transfer, uma parceria com a Ashoka Empreendedores Sociais que seleciona iniciativas sociais com potencial para serem replicadas em qualquer lugar. Além disso, também lançamos internacionalmente nossas campanhas “É Criminoso Discriminar” e “Talk It Easy” e fomos a única organização do mundo que desenvolveu um trabalho de consultoria a respeito de toda a acessibilidade do evento.
Agora, em 2020, tivemos dois momentos marcantes. Logo na sessão de abertura, nossa fundadora Claudia Werneck apresentou o Conference Accessibility Guidelines, um manual completo sobre como fazer com que qualquer evento em qualquer local do mundo possa ser acessível e, assim, garantir a participação de qualquer pessoa. Este guia foi elaborado por nós em parceria com o Zero Project a partir da consultoria que fizemos na edição 2018 da conferência. Deu tão certo que resolvemos transformar este conhecimento em um documento de acesso livre. A versão em inglês já está pronta (aqui). Sairá em breve em português.
Claudia também participou do encerramento da conferência apresentando (pela primeira vez para uma audiência internacional) o nosso projeto mais recente: o aplicativo Vem CA. Ele é a plataforma nacional de cultura acessível que conecta produtores/as culturais que realizam atividades com acessibilidade com pessoas com deficiência - ou outras pessoas que buscam iniciativas com este perfil. Ao falar do app, exibimos o filme da campanha nacional veiculada gratuitamente na TV Globo (aqui em português e aqui em inglês). O vídeo, claro, tem acessibilidade máxima.
NOSSO HISTÓRICO
Claudia Werneck na abertura da Conferência apresentando o Conference Accessibility Guidelines Foto: Joe&Karin Winter.
Claudia Werneck apresenta o app Vem CA internacionalmente. Foto: Joe&Karin Winter.
Os parceiros da Fundación Descúbreme, do Chile. Onde ocorre em junho de 2020 a primeira Zero Project America Latina, com apoio da Escola de Gente. Foto: Joe&Karin Winter.
2020 - Lançamento da Zero Project Conference Accessibility Guidelines, um manual sobre como fazer com que um evento seja acessível (Conheça o guia em inglês clicando aqui). E primeira apresentação internacional do Vem CA - Plataforma de Cultura Acessível.
Claudia Werneck participa de plenária em 2019. Foto: Joe&Karin Winter.
2019 - O projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade é premiado como uma das experiências mais inovadoras do mundo em direitos de pessoas com deficiência no tema “Vida independente e participação política”. O projeto é duplamente reconhecido: também é selecionado pelo programa Impact Transfer, realizado em parceria entre o Zero Project e a Ashoka Áustria.
Além disso, a conferência implementa as diretrizes de acessibilidade formuladas pela Escola de Gente no trabalho de consultoria realizado no ano anterior.
Equipe da Escola de Gente com a procuradora do Trabalho Lisyane Motta e o juiz federal Fernando Mello. Foto: Joe&Karin Winter.
2018 - Fomos a única organização selecionada para ser consultora de acessibilidade da conferência e lançamento a campanha “Talk It Easy”, voltada para sensibilizar a sociedade a respeito da necessidade de adoção de medidas de linguagem simples.
Apresentação da campanha Talk it Easy, em 2018. Foto: Joe&Karin Winter.
2017 - Lançamos a campanha É Criminoso Discriminar, realizada em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União com o objetivo de mostrar que condutas discriminatórias são crimes previstos na legislação brasileira e devem ser denunciadas pela população.
Claudia Werneck lança a campanha É Criminoso Discriminar, em 2017. Foto: Joe&Karin Winter.
2016 - A nossa campanha "Todas as pessoas têm direito a conhecer todas as histórias", em parceria com a WVA Editora, é premiada como uma das práticas mais inovadoras do mundo.
Assista ao filme do projeto em nosso canal no Youtube, clicando aqui!
Em 2016, Claudia Werneck e o fundador da WVA Editora, Alberto Arguelhes, apresentam a campanha “Todas as pessoas têm direito a conhecer todas as histórias”. Foto: Joe&Karin Winter.
2014 - Nosso primeiro prêmio! Chegamos na conferência já com premiação: a campanha "Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos" é escolhida entre as ações de maior inovação no mundo.
Fotos: Joe Winter