Teatro Acessível

Descrição da imagem: Logo da campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”

 

A campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos” é uma iniciativa para promover autonomia e participação de todas as pessoas, principalmente de quem tem deficiência, mobilidade reduzida e baixo letramento, entre outras condições, na vida cultural de suas cidades.

Por um lado, percorremos o Brasil oferecendo teatro gratuito e acessível a crianças, adolescentes e jovens com o nosso grupo de teatro “Os Inclusos e os Sisos”. Por outro, realizamos ações de sensibilização da sociedade para a importância da acessibilidade cultural, como audiências públicas e mobilizações na TV. Em 2013, a campanha foi incorporada como ação e conteúdo de política pública pelo Ministério da Cultura.

Por meio da campanha, realizamos em 2013 a primeira audiência pública com total acessibilidade do Congresso Nacional, que debateu, justamente, cultura acessível e a criação do Dia Nacional do Teatro Acessível, celebrado em 19 de setembro. Para isso, envolvemos meios de comunicação, o poder público, a cooperação internacional, a sociedade civil e a classe artística.

 

Tiago Abravanel, Bel Kutner e Diogo Vilela apoiam nossa campanha de Teatro Acessível.

Descrição da imagem: dois homens e uma mulher, lado a lado. Eles/as empurram cortinas teatrais vermelhas. Acima do trio, as palavras “Não vejo. Não ouço. Não ando. E vou ao teatro.”

Outro resultado relevante da nossa campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos” é a transformação das políticas de fomento à cultura do governo federal. Desde 2013, e com mais força recentemente, todos os projetos viabilizados por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura precisam necessariamente adotar medidas de acessibilidade. Isso é uma revolução nas políticas públicas de cultura. É um orgulho estarmos fazendo parte deste avanço.

Já percebemos mais desdobramentos do nosso trabalho. Desde 2018, o Rio de Janeiro tem o seu Dia Municipal do Teatro Acessível. Em 2019, Porto Alegre seguiu o mesmo a caminho e também instituiu o 19 de setembro como o dia em que a cidade celebra a acessibilidade teatral.

São muitas as pessoas - de equipe e patrocinadores/as a apoiadores/as - que possibilitam o sucesso da campanha

Descrição da imagem: todo o elenco, realizadores/as, parceiros/as, apoiadores/as e equipe da Escola de Gente no palco, olhando e sorrindo para a foto.