Agentes de Promoção da Acessibilidade

Fotografia colorida, grupo de pessoas de várias idades, gêneros e cores, usam camisa amarela. Todas sorrindo, posam em volta do banner do projeto.
Agentes de Promoção da Acessibilidade

O projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade reúne jovens com e sem deficiência para tratar de mecanismos de participação política na sociedade, a partir da inclusão.

Entendemos que a diversidade está presente em qualquer comunidade, e é preciso garantir o direito humano à comunicação. Jovens que aprendem práticas inclusivas como a língua de sinais, audiodescrição e outros recursos de acessibilidade comunicacional geram benefícios individuais como melhor  empregabilidade, por exemplo, e também fortalecem as redes cidadãs locais.

Quanto mais acessível, mais sustentável será uma comunidade. No Agentes de Promoção da Acessibilidade,  jovens aprendem sobre comunicação acessível, cultura e legislação inclusiva. 

O desenvolvimento das comunidades onde estes jovens estão inseridos, a partir do conhecimento adquirido no projeto, pode ser dimensionado pela consciência sobre seus direitos, e as possibilidade de solução de cidadania e solidariedade que esta rede cria.

Por exemplo: uma pessoa surda chega em um hospital e não tem intérprete de Libras. A equipe do local pode chamar uma das pessoas formada por nossas oficinas que seja moradora da localidade para ajudar no atendimento.

Fotografia colorida horizontal. Grupo de pessoas num palco. à esquerda um homem negro sentado em uma cadeira de rodas fala ao microfone. Ele usa turbante, óculos de grau, colares e pulseira de contas, camiseta branca, e tem no colo a bandeira do Brasil dobrada. Em pé ao lado do homem, uma jovem de pele clara, cabelo e olhos castanhos, está com o braço direito apoiado no ombro dele e o esquerdo erguido. Atrás deles dois outros homens e ao fundo um banner onde se lê: 3ª Conferência Nacional da Juventude. O ª de terceira é o símbolo de arroba, à direita duas mulheres e um homem aplaudindo. Entre as mulheres e o homem um púlpito de acrílico transparente.

O projeto começou em 2011, e já passou por diversas comunidades e edições ao longo dos anos, em grande parte graças ao apoio e parceria da Petrobrás e do Oi Futuro.

Neste período, 252 jovens foram capacitados como Agentes de Promoção da Acessibilidade. Mais de 758 horas de formação em direitos de pessoas com deficiência pelas oficinas. A distribuição de livros em formatos acessíveis chegou a 7.542 exemplares. Tudo isso envolvendo 18 organizações.

No início de 2019, o projeto recebeu dois grandes prêmios na ONU. O primeiro foi o certificado de prática inovadora. Dentre todos os projetos de acessibilidade na área de independência e participação política, ele foi selecionado como um dos melhores e mais inovadores. Além disso, também foi reconhecido dentre os projetos com mais potencial de ser replicado mundo afora. Por este motivo, recebemos o segundo prêmio: uma formação de meses com o propósito de adaptar este projeto para fazer essa distribuição, o Zero Project Impact Transfer.

Fotografia colorida horizontal. Uma jovem sinaliza em Libras, para uma mulher. No fundo cadeiras de plástico brancas, com algumas pessoas sentadas. A jovem está à direita, ela é negra, cabelo preso num rabo de cavalo, olhos castanhos, usa blusa amarela com estampa escrita Agentes de Promoção de Acessibilidade. Ela está com a mão direita erguida, com todos os dedos fechados. À esquerda, a mulher está de frente para a jovem e de costas para nós. Ela é negra, cabelos cacheados, castanhos, na altura do ombro, usa camiseta azul. Ao lado dela aparece o rosto de outra mulher, de pele clara, olhos castanhos, que olha para a jovem.