Vem CA - Plataforma Cultura Acessível

Logo Vem CA - Cultura Acessível - A letra C, com a letra A dentro dela. Escritas em branco são destacadas por fundo azul e vermelho. Abaixo em preto, VEM CA - Cultura Acessível.
Vem CA - Cultura Acessível

O aplicativo Vem CA é uma plataforma nacional de cultura acessível criada pela Escola de Gente. Por meio dele, pessoas com e sem deficiência têm a oportunidade de saber o quê, quando, onde e com quais acessibilidades estão acontecendo as programações culturais em cidades por todo o Brasil.

Isso transforma não apenas o acesso à cultura por parte de quem tem deficiência, mas também de quem: têm filhos/as pequenos/as que precisa segurar no colo ou estão no carrinho; está amamentando; é idoso/a e quer levar seus netos ou suas netas ao teatro, mas precisa saber se há rampas que lhe dêem segurança para caminhar, caso tenha mobilidade reduzida; não têm orçamento para ir a qualquer atividade cultural que seja paga, por exemplo.

É possível pesquisar onde há espetáculos de teatro com intérprete de Libras, língua de sinais brasileira. Decidir em quais exposições uma pessoa em cadeira de rodas pode circular com autonomia. Também escolher a sessão de um filme com audiodescrição. O Vem CA está preparado para cadastrar 12 tipos de atividades culturais: biblioteca, cinema, circo, dança, exposição, festas, festival, games, gastronomia, música, patrimônio histórico e teatro; e 12 recursos de acessibilidade disponíveis para a busca: assento acessível, audiodescrição/ guia acessível, banheiro acessível, elevador/rampa, gratuidade, legenda, Libras, Libras tátil, linguagem simples, piso tátil, publicações acessíveis e visita tátil.

Por um lado, produtores/as podem divulgar os seus projetos culturais com acessibilidade. E, por outro, pessoas com deficiência, familiares e o público em geral podem encontrar as atividades acessíveis que desejam. Usar o aplicativo é gratuito e tem, claro, tecnologia totalmente acessível. 

Há, no Brasil, um crescimento consistente de ações culturais que contam com recursos de acessibilidade. Mas há, porém, uma profunda dificuldade de produtores culturais em divulgar estas iniciativas e chegar até as pessoas com deficiência - ou qualquer outra pessoa que precisa ou deseja ir a uma atividade artística acessível.

Fazedores/as de cultura têm acesso a um sistema administrativo para cadastrar e divulgar seus espetáculos, exibições, apresentações e qualquer tipo de atividade. É possível inserir o tipo de manifestação artística e o recurso de acessibilidade disponível, além de local, datas, sinopse, ficha técnica, entre outras informações.


Lançamento e Divulgação

Após uma série de eventos em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro (fotos abaixo), Aplicativo VEM CA - Plataforma de Cultura, Conteúdo e Conhecimento Acessível teve campanha veiculada nacionalmente na TV Globo (assista ao vídeo clicando aqui), foi apresentado no programa Mais Você pela apresentadora Ana Maria Braga (assista aqui), além de ser notícia em sites e jornais de todo Brasil. 

O VEM CA tem mais de 28 mil pessoas usuárias, 320 produções cadastradas, e 1.500 eventos disponibilizados. Pelo Google, foi considerado, em 2019, “uma das joias escondidas da Google Play Store”. Foi selecionado para representar o Brasil no documentário internacional “Cutting-Edge Technologies”, em 2020; em 2021, recebeu o prêmio Zero Project como “Um dos projetos mais inovadores do mundo em inclusão e acessibilidade” na sede da ONU na Áustria em 2022 e passou a integrar a seleta lista das “400 Melhores Boas Práticas do Mundo” pela UNDESA/ONU, na direção da Agenda 2030 e os ODS. Em 2023 ainda, o VEM Ca foi contemplado como a “Melhor iniciativa de acessibilidade em web” pelo Link Festival e com os prêmios de “Melhor plataforma de cultura e patrimônio” e “Especial acessibilidade” pelo WSA - World Summit Awards. 

Ainda em 2023, a ferramenta foi incorporada ao “Plano Viver Sem Limite II”*, que terá por objetivo promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias por intermédio do enfrentamento às barreiras que as impedem de exercer a plena cidadania.

Em 2024, o VEM CA foi selecionado uma das 3 iniciativas tecnológicas brasileiras a compor a Shortlist do prêmio WSA Global na categoria Cultura e Patrimônio.

*Plano Viver Sem Limite II - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com deficiência, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, conta com a participação de onze ministérios e reúne um conjunto de iniciativas do Governo Federal para a garantia de direitos da população com deficiência no Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas, aproximadamente 10% do total de habitantes com mais de dois anos de idade, segundo o PNAD 2022 (https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/pessoa-com-deficiencia/publicacoes/Relatorio_CGIE_PCD_23.10.2023_FINAL.pdf).

O Viver Sem Limite II tem como objetivo promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais de pessoas com deficiência e de suas famílias por intermédio do enfrentamento às barreiras que as impedem de exercer a plena cidadania e conta na sua estrutura com 4 eixos:

  1. – Gestão e participação social;
  2. – Enfrentamento ao capacitismo e à violência;
  3. – Acessibilidade e tecnologia assistiva;
  4. – Promoção do direito à educação, à assistência social, à saúde, e aos demais direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

O Aplicativo VEM CA - Plataforma de Cultura, Conteúdo e Conhecimento Acessível está contemplado no eixo III - Acessibilidade e tecnologia assistiva; A ideia de incorporar o app VEM CA ao Plano Viver sem Limites foi construída em conjunto com o Ministério da Cultura e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pasta ligada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e responsável pelo plano, uma ideia acatada na íntegra, entre outras razões pela inovação e exemplaridade do VEM CA na oferta de acessibilidade, por exemplo, e que está em permanente aprimoramento.

Colagem de fotos mostra 4 diferentes locais onde o aplicativo foi lançado. Auditórios lotados

Fotos dos eventos de lançamento no Itaú Cultural e no Prêmio Bibi Ferreira (São Paulo), no Oi Futuro (Rio de Janeiro) e no STJ (Brasília).

Premiações do VEM CA:

  • 2019 - “Tesouro Escondido” (Google)
  • 2021 - “Uma das 400 Melhores Práticas” (UNDESA/ ONU)
  • 2022 - “Um dos projetos mais inovadores do mundo em inclusão e acessibilidade” (Zero Project Conference/ONU).
  • 2023 - “Melhor iniciativa de acessibilidade web” do Link Festival https://linkfestival.me/
  • 2013 - “Melhor Cultura e Patrimônio” e “Prêmio Especial Acessibilidade” (World Summit Award Brasil).
  • 2024 - Concorre a etapa global do World Summit Award


Zero Project Conference

Em fevereiro de 2020, nosso aplicativo teve sua primeira apresentação internacional, na Zero Project Conference, um dos mais importantes eventos do mundo na área de inclusão e acessibilidade, reunindo mais de mil lideranças das áreas de inclusão, acessibilidade e direitos de pessoas com deficiência na sede das Nações Unidas em Viena, na Áustria. Claudia Werneck participou do encerramento da conferência. Abaixo o material apresentado em Viena, mostrando o Vem CA para as plateias internacionais.

Imagem com texto em inglês com informações sobre app VEM CA

Fotografia colorida, Claudia Werneck e outras três pessoas, sentadas em poltronas, no chão da plateia, na frente de um palco. Penduradas, sobre o palco, duas telas mostram o aplicativo VEM CA, à direita a intérprete de Libras.

Premio São Paulo para Artes 2019

Indicado na categoria "Inovação e tecnologia para as artes e cultura", nosso aplicativo marcou presenta na premiação promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Fotografia colorida, Claudia Werneck e um grupo de pessoas, sorriem, e seguram celulares com a tela aberta no aplicativo VEM CA

A premiação aconteceu no Palácio Bandeirantes, em janeiro de 2020.

Fotografia colorida, destaca o telão onde está escrito, Inovação e Tecnologia em arte e cultura, abaixo dentro de um círculo a fotografia do rosto da Claudia Werneck e mais quatro círculos com a imagem do rosto de outras pessoas. O telão está sobre um palco, com a luz em baixa intensidade, onde há a silhueta de pessoas sentadas.À direita um retângulo azul com a logo São Paulo - Governo do Estado.

Card dividido ao meio. à esquerda fundo cinza no topo em preto "sem acessibilidade arte não vive" , abaixo do texto uma foto de homem sorrindo com tela de celular sobreposta no seu rosto, com interface inicial do aplicativo VEMCA. Á direita fundo azul, no topo em branco Baixe o app, em letras laranja VEM CA. Abaixo imagem de um QR CODE e em branco a primeira plataforma acessível.