Vem CA - Plataforma Cultura Acessível

 

O aplicativo Vem CA é uma plataforma nacional de cultura acessível criada pela Escola de Gente. Por meio dele, pessoas com e sem deficiência têm a oportunidade de saber o quê, quando, onde e com quais acessibilidades estão acontecendo as programações culturais em cidades por todo o Brasil.

Isso transforma não apenas o acesso à cultura por parte de quem tem deficiência, mas também de quem: têm filhos/as pequenos/as que precisa segurar no colo ou estão no carrinho; está amamentando; é idoso/a e quer levar seus netos ou suas netas ao teatro, mas precisa saber se há rampas que lhe dêem segurança para caminhar, caso tenha mobilidade reduzida; não têm orçamento para ir a qualquer atividade cultural que seja paga, por exemplo.

É possível pesquisar onde há espetáculos de teatro com intérprete de língua de sinais. Decidir em quais exposições uma pessoa em cadeira de rodas pode circular com autonomia. Também escolher a sessão de um filme com audiodescrição. O Vem CA está preparado para cadastrar 12 tipos de atividades culturais: biblioteca, cinema, circo, dança, exposição, festas, festival, games, gastronomia, música, patrimônio histórico e teatro; e 12 recursos de acessibilidade disponíveis para a busca: assento acessível, audiodescrição/ guia acessível, banheiro acessível, elevador/rampa, gratuidade, legenda, Libras, Libras tátil, linguagem simples, piso tátil, publicações acessíveis e visita tátil. 

Por um lado, produtores/as podem divulgar os seus projetos culturais com acessibilidade. E, por outro, pessoas com deficiência, familiares e o público em geral podem encontrar as atividades acessíveis que desejam. Usar o aplicativo é gratuito e tem, claro, tecnologia totalmente acessível.

Há, no Brasil, um crescimento consistente de ações culturais que contam com recursos de acessibilidade. Mas há, porém, uma profunda dificuldade de produtores culturais em divulgar estas iniciativas e chegar até as pessoas com deficiência - ou qualquer outra pessoa que precisa ou deseja ir a uma atividade artística acessível. 

Fazedores/as de cultura têm acesso a um sistema administrativo para cadastrar e divulgar seus espetáculos, exibições, apresentações e qualquer tipo de atividade. É possível inserir o tipo de manifestação artística e o recurso de acessibilidade disponível, além de local, datas, sinopse, ficha técnica, entre outras informações.