Claudia Werneck, da Escola de Gente, toma posse na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura

Claudia Werneck, da Escola de Gente, toma posse na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura

Pela primeira vez, cerimônia acontece com plena acessibilidade comunicacional no presencial e no online, numa parceria MinC e Escola de Gente.

“Sem acessibilidade plena a cultura é capacitista”, defende Claudia Werneck, fundadora e idealizadora da ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão,  que ocupará a cadeira de “Acessibilidades Artísticas” na área de Humanidades da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), órgão co-gestor da chamada Lei Rouanet. A cerimônia de posse acontece no próximo dia 15 de agosto, em Brasília. Pela primeira vez, um evento dessa natureza contará com plena acessibilidade comunicacional, tanto no presencial quanto no online, com transmissão ao vivo e oferta de audiodescrição, Libras, legenda e linguagem simples.

Claudia Werneck foi nomeada diretamente pela Ministra Margareth Menezes, graças a sua trajetória de jornalista, escritora e ativista pela comunicação inclusiva em todo o mundo. Em nome da Escola de Gente, que idealizou e fundou em 2002, já recebeu dezenas de reconhecimentos internacionais, além de dois prêmios da presidência da República do Brasil: “Prêmio Direitos Humanos 2011” e “Ordem do Mérito Cultural 2014”. Para o biênio 2023-2024, Claudia vai atuar na comissão para que projetos culturais que pleiteiam incentivo fiscal cumpram as leis e garantam ampla oferta de recursos de acessibilidades.

É a primeira vez que o MinC cria uma cadeira de “Acessibilidades Artísticas”para compor a CNIC. “Com essa iniciativa, o Ministério da Cultura ratifica seu compromisso com a democracia e inclusão. É uma honra ser a primeira representante do tema na CNIC. Agradeço à Ministra Margareth Menezes a deferência e confiança. O direito à acessibilidade não escolhe pessoas, recursos, idades ou deficiências. Assim defenderei o tema. Toda a acessibilidade possível. E todos os dias.", afirma Claudia

Além da Claudia Werneck, a CNIC é composta por mais 20 integrantes, entre titulares e suplentes, de várias instituições de diversas regiões do Brasil que representam a sociedade civil em segmentos como Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Patrimônio, Humanidades, entre outros. Na cerimônia de posse, estarão presentes também Margareth Menezes, ministra da Cultura; Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas; Henilton Menezes, secretário da Economia Criativa e Fomento Cultural (SEFIC), entre outros dirigentes.

Serviço:

Cerimônia de posse - Comissão Nacional Incentivo à Cultura (CNIC)

15 de agosto de 2023 (terça-feira), 15h às 16h50

Auditório do Bloco A | Esplanada dos Ministérios | Brasília-DF

Transmissão ao vivo com plena acessibilidade pelo canal

do Youtube do Ministério da Cultura

www.youtube.com/@ministeriodacultura/streams

Sobre a Escola de Gente - Comunicação em Inclusão - É uma organização não governamental, fundada em 2002 com o objetivo de colocar a comunicação a serviço da inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade na sociedade, principalmente pessoas com deficiência vivendo em regiões de pobreza ou em processo de empobrecimento.  A ONG é um centro premiado - nacional e internacionalmente - de criação de metodologias, programas e projetos inovadores, que envolvem tecnologia de ponta e iniciativas alinhadas à promoção de práticas acessíveis e inclusivas. A missão da Escola de Gente é transformar políticas públicas em políticas públicas inclusivas.

Sobre Claudia Werneck- Defensora incansável do conceito e da prática da inclusão, empreendedora social e ativista em Direitos Humanos, é a única escritora brasileira recomendada oficialmente pela UNESCO e pelo UNICEF. É colunista da Revista Pais & Filhos. Jornalista pela UFRJ com especialização em Comunicação e Saúde pela Fiocruz, é autora de 14 livros sobre diversidade, direitos humanos e inclusão para pessoas adultas e crianças publicados em português, espanhol e inglês, com mais de 500 mil exemplares vendidos. Já palestrou sobre sua obra em 15 países.  Na América Latina, foi precursora na disseminação do conceito de sociedade inclusiva, disposto na Resolução 45/91 da ONU, em 1990.