Prêmio Chico Mendes de Jornalismo é o primeiro reconhecimento da Escola de Gente na área de sustentabilidade

Foto de Claudia Werneck recebendo prêmio de Sérgio Paixão
Claudia Werneck e o diretor-executivo do instinto Chico Mendes, Sérgio Paixão, estão virados um para o outro no palco. Ela está com as duas mãos unidas, aplaudindo. Ele segura com uma mão uma pasta vermelha com o título “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”, da Escola de Gente, e na outra mão o microfone. Atrás dos dois um telão com a imagem de ambos.

Esta terça-feira (29/11) foi de conquista para a Escola de Gente – Comunicação em Inclusão. A campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos” da Escola de Gente foi destaque como exemplo de ação na área da sustentabilidade socioambiental. Esta é a primeira vez que uma organização recebe o Prêmio Chico Mendes de Jornalismo Socioambiental na categoria Ações e Casos de Sucesso. O principal homenageado na premiação, que faz parte do Pacto Global das Nações Unidas, foi o Teatro acessível, criado por Tatá Werneck em 2003.

Claudia Werneck segura com a mão direita o certificado e com a mão esquerda o troféu do "Prêmio Socioambiental Chico Mendes". Ela está sorridente. Atrás dela estão vários telões com imagens desfocadas.
Claudia Werneck segura o troféu do “Prêmio Socioambiental Chico Mendes” - Crédito da foto: Wanezza Soares

“Desde a sua fundação, a Escola de Gente trabalha para que as sociedades sejam inclusivas e sustentáveis também para as quase um bilhão de pessoas com deficiência que vivem no mundo, cerca de 80% em regiões de pobreza. Não há vida sem acessibilidade. Não há não há sustentabilidade sem inclusão. Esse é o pensamento que norteia todos os projetos e ações da Escola de Gente, valores agora reconhecidos pelo Prêmio Chico Mendes de Jornalismo”, ressalta Claudia Werneck.

Eugênia Augusta Gonzaga, procuradora da República, abraça Claudia Werneck, que segura o certificado e o troféu.
Eugênia Augusta Gonzaga, procuradora da República e Claudia Werneck – Crédito da foto: Wanezza Soares

A nossa fundadora destacou também a importância da acessibilidade na comunicação e apontou caminhos para que a sustentabilidade seja, de fato, para todos e todas. Desde sua criação, em 2002, a Escola de Gente trabalha para que as políticas e leis se transformem em práticas cotidianas inclusivas, principalmente para a população com deficiência e vive na pobreza. Ao todo, a Escola de Gente já mobilizou e sensibilizou quase 500 mil pessoas em 17 países e todas as regiões brasileiras. O Prêmio Chico Mendes de Jornalismo Socioambiental é realizado em parceria com o Pacto Global das Nações Unidas, iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

Rosana Fonseca, conselheira fiscal da Escola de Gente, e Claudia Werneck estão abraçadas, lado a lado, em pé. Claudia segura o certificado e o troféu.
Rosana Fonseca, conselheira fiscal da Escola de Gente, e Claudia Werneck – Crédito da foto: Wanezza Soares

Pelo quinto ano consecutivo, o Prêmio Chico Mendes de Jornalismo Socioambiental prestigia veículos e jornalistas que se destacaram. É um reconhecimento da importância da comunicação brasileira na disseminação de conteúdos jornalísticos que promovam a conservação e a proteção ambiental, a promoção humana e a inclusão.

Pode parecer clichê, mas é totalmente verdade que estas conquistas são possíveis somente graças aos/às nossos/as parceiros/as. Assim, agradecemos: Ashoka, Associação Nacional de Procuradores da República, Fundação Pedro Jorge, Ministério da Cultura, Ministério Público do Trabalho, MRS, Oi Futuro, Oi, White Martins e Wilson Sons.

Claudia Werneck com um grupo de seis pessoas, três homens e três mulheres, lado a lado, em pé. Crédito da foto: Wanezza Soares.

#InclusãoÉTudoPraGente #InclusãoÉSustentabilidade #SustentabilidadeCaminhaComInclusão