Formação do projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade no Caju

Descrição da Imagem: Marquênia de Oliveira Barbosa Silva, em pé, segurando o certificado de conclusão do projeto “Agentes de Promoção da Acessibilidade”, sorri posando para foto. Atrás dela, um banner com a barra de logos dos parceiros e patrocinador.
Marquênia de Oliveira Barbosa Silva, com o certificado de conclusão do projeto.

Patrocinado pela Petrobras e com parceria do Oi Futuro, o projeto Agentes de Promoção da Acessibilidade, realizado pela Escola de Gente, formou a 5ª turma de jovens, de 14 a 29 anos, sensibilizados/as para agir sempre que os direitos à comunicação, participação e inclusão de pessoas, com e sem deficiência, forem ameaçados ou violados.

Foto mostrando várias pessoas, entre homens e mulheres, em pé e sentados/as, posam para a foto levantando os braços, segurando os Cd’s do Livro Falado. Atrás deles, no canto direito, um banner com a barra de logos dos parceiros e patrocinadores do projeto “Agentes de Promoção da Acessibilidade”.
Entrega dos Cd’s do Livro Falado.

Os/as alunos/as, durante as 46 horas de formação, participaram de Oficinas de Teatro Acessível; Inclusivas; Análise de mídias; Audiodescrição; Livro Falado e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Em depoimento, a jovem Marquênia de Oliveira Barbosa Silva, de 27 anos, fala sobre a experiência de aprender Libras: “Eu achava uma coisa inalcançável! Eu nunca imaginei que um dia eu iria aprender a falar com pessoas surdas” e conclui: “Eu quero agradecer pela oportunidade e falar que mudou muito a percepção que eu tinha das pessoas que têm deficiência”.

Além dos certificados, os/as jovens do Complexo do Caju receberam também um CD com o conteúdo do Livro Falado, produzido por eles/as, elaborado na aula de Livro Falado, realizada durante as aulas de quinta e sexta-feira da semana passada (05 e 06 de maio).

O projeto foi lançado em dezembro de 2014 e conta também com a parceria da Associação Nacional de Procuradores (ANPR); Fundação Pedro Jorge; Oi; Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS); Rio+Social; Ministério Público do Trabalho (MPT); e Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). A ONG Escola de Gente, criada pela jornalista Claudia Werneck, já sensibilizou mais de 460 mil pessoas de 19 países e 21 estados de todas as regiões do Brasil por meio de seus projetos sociais.