Exclusivas & Inclusivas
13 de março de 2018 - No. 202
Logotipo Escola de Gente
Para acessar a versão acessível, clique aqui Clique para compartilhar no Facebook

Claudia Werneck denuncia falta de acessibilidade da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro ao receber medalha no Dia da Mulher

“Eu não me sinto, de fato, abraçada, ao perceber a total falta de acessibilidade dessa plenária no ano de 2018. Nós não estamos cumprindo com as leis de acessibilidade nesse país. É uma violência. É uma violência comunicacional. É na comunicação que acontecem, hoje, os mais graves atos de discriminação em relação a pessoas com deficiência, analfabetas, idosas, crianças”, disse a fundadora da Escola de Gente, ao receber a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, por indicação da vereadora Luciana Novaes, atuante defensora das leis de acessibilidade no Brasil.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Duas imagens, lado a lado. A primeira, na esquerda, está desfocada, com um título por cima dizendo “Entrega da Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga”. A segunda, na direita, mostra duas mulheres, lado a lado, sorrindo. A mulher na esquerda segura um certificado em uma mão, e uma medalha, que está ao redor do seu pescoço, na outra.
Claudia Werneck recebe a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga. Fotos: Matteo Giacchella.

Em seu discurso, pelo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a fundadora da Escola de Gente também pediu a atenção da sociedade para as meninas com deficiência que vivem na pobreza - um dos públicos com mais direitos violados do mundo, segundo o UNICEF.

A medalha Chiquinha Gonzaga é destinada a mulheres que se destacam em causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais, sendo um dos mais significativos reconhecimentos do Rio de Janeiro. Jornalista, Claudia Werneck é a única escritora brasileira com obras recomendadas simultaneamente por UNESCO e UNICEF, pioneira ao disseminar o conceito de sociedade inclusiva na América Latina. Idealizou e fundou, em 2002, a ONG Escola de Gente, referência internacional em projetos de inclusão, com foco nos direitos humanos de quem tem deficiência e vive na pobreza. Mais de 500 mil pessoas em 18 países já participaram dos projetos da Escola de Gente.

Confira aqui matéria do jornal O Dia sobre a cerimônia.

Exclusivas&Inclusivas é enviado desde 2003. Dissemina ações, marcos e articulações da EG com conselhos, cooperação internacional, empresas, executivo, legislativo, judiciário, ministério público, sociedade civil, universidades e mais agentes empenhados(as) em incluir em políticas públicas para a construção de uma sociedade inclusiva, acessível e sustentável. Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter
www.escoladegente.org.br