Claudia Werneck denuncia falta de acessibilidade da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro ao receber medalha no Dia da Mulher

“Eu não me sinto, de fato, abraçada, ao perceber a total falta falta de acessibilidade dessa plenária no ano de 2018. Nós não estamos cumprindo com as leis de acessibilidade nesse país. É uma violência. É uma violência comunicacional. É na comunicação que acontecem, hoje, os mais graves atos de discriminação em relação a pessoas com deficiência, analfabetas, idosas, crianças”, disse a fundadora da Escola de Gente, ao receber a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, por indicação da vereadora Luciana Novaes, atuante defensora das leis de acessibilidade no Brasil.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Duas imagens, lado a lado. A primeira, na esquerda, está desfocada, com um título por cima dizendo “Entrega da Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga”. A segunda, na direita, mostra duas mulheres, lado a lado, sorrindo. A mulher na esquerda segura um certificado em uma mão, e uma medalha, que está ao redor do seu pescoço, na outra.

LEGENDA DA IMAGEM: Claudia Werneck recebe a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga. Fotos: Matteo Giacchella.

Em seu discurso, pelo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a fundadora da Escola de Gente também pediu a atenção da sociedade para as meninas com deficiência que vivem na pobreza - um dos públicos com mais direitos violados do mundo, segundo o UNICEF.

A medalha Chiquinha Gonzaga é destinada a mulheres que se destacam em causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais, sendo um dos mais significativos reconhecimentos do Rio de Janeiro. Jornalista, Claudia Werneck é a única escritora brasileira com obras recomendadas simultaneamente por UNESCO e UNICEF, pioneira ao disseminar o conceito de sociedade inclusiva na América Latina. Idealizou e fundou, em 2002, a ONG Escola de Gente, referência internacional em projetos de inclusão, com foco nos direitos humanos de quem tem deficiência e vive na pobreza. Mais de 500 mil pessoas em 18 países já participaram dos projetos da Escola de Gente.

Confira aqui matéria do jornal O Dia sobre a cerimônia:  http://bit.ly/2GbmetE

Exclusivas&Inclusivas é enviado desde 2003. Dissemina ações, marcos e articulações da EG com conselhos, cooperação internacional, empresas, executivo, legislativo, judiciário, ministério público, sociedade civil, universidades e mais agentes empenhados(as) em incidir em políticas públicas para a construção de uma sociedade inclusiva, acessível e sustentável.

Siga a Escola de Gente no Facebook ( Escola de Gente – Comunicação em Inclusão)