Para acessar a versão acessível com legenda e descrição das fotos, clique aqui.
Caso não esteja visualizando a imagem, clique aqui.

exclusivas & Inclusivas - 197 - 31 de maio de 2017 - Boletim Institucional da Escola de Gente - Comunicação em Inclusão
Imagem com um xadrez colorido que compõe o leiaute do boletim.

"Leitura Acessível" da Escola de Gente
é premiada na Espanha

Compartilhe com seus amigos no Facebook

Três mulheres e um homem posam lado a lado e manifestam alegria. Uma das mulheres segura dois livros "Sonhos do Dia". As outras pessoas seguram um certificado.

Projetos inovadores, gratuitos e acessíveis são a marca nacional e internacional da Escola de Gente!  No dia 18 de maio, nossa fundadora Claudia Werneck e a conselheira Rosana Fonseca receberam em Girona, na Espanha, o Certificado Internacional de Boas Práticas oferecido pela Fundação Design For All. É a primeira vez que o Brasil recebe este reconhecimento. A celebração foi conduzida pelo presidente da Fundação, Francesc Aragall, em um jantar com a presença de representantes dos demais países contemplados: Argentina, Áustria, Canadá, Senegal, França, México, Noruega, Peru, Espanha, Suécia, Turquia e Reino Unido. 

A Escola de Gente foi premiada pela campanha "Leitura Acessível. Todas as Pessoas Têm Direito a Conhecer Todas as Histórias”, inspirada no livro “Sonhos do Dia”, de Claudia Werneck, publicado pela WVA Editora em 10 formatos acessíveis, em parceria com Ministério da Cultura, programa Criança Esperança, Unesco e a empresa White Martins. O livro, com projeto gráfico de Beto Werneck, e a campanha, foram criados em 2011 para enfrentar a cotidiana, histórica e sistemática violação do direito à informação e à comunicação de crianças com e sem deficiência, analfabetas, com dislexia, ou que por qualquer razão prefiram ou precisem da leitura acessível para se educarem e acessarem o saber de suas comunidades. 

A ausência de publicações infantis em formatos acessíveis encurrala crianças com deficiência em um mundo paralelo. Nele, não se tem acesso às histórias e aos fatos. A leitura deixa de ser uma prática simples, do dia a dia. O fluxo de informações transmitido de uma geração para outra é interrompido. Essa perda cotidiana de conteúdos traz um dano imensurável, e muitas vezes irrecuperável.  Leitura acessível é mais do que livro acessível! A Escola de Gente trabalha para reinserir crianças, adolescentes e jovens às suas gerações.

Assista ao vídeo da campanha "Leitura Acessível. Todas as Pessoas Têm Direito a Conhecer Todas as Histórias" em português ou inglês.

Barra de logos
Realização: Escola de Gente
Concepção: WVA
Patrocínio: White Martins, Praxair INC
Parceria: Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e UNESCO, Representação no Brasil
Apoio Institucional: Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA)
Apoio: Criança Esperança

Imagem com um xadrez colorido que compõe o leiaute do boletim.
Exclusivas&Inclusivas é enviado desde 2003. Dissemina ações, marcos e articulações da EG com conselhos, cooperação internacional, empresas, executivo, legislativo, judiciário, ministério público, sociedade civil, universidades e mais agentes empenhados(as) em incidir em políticas públicas para a construção de uma sociedade inclusiva, acessível e sustentável.

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails