Participação e democracia: o fim das cotas de pessoas com deficiência nas empresas não avança no Congresso. E mais

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O dia 3 de dezembro, que já era data emblemática por ser o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, foi exponencialmente significativo este ano. Forças diversas da sociedade civil, do legislativo e do executivo, para além de qualquer posição partidária, se uniram para horas de debate, articulação e pressão no Congresso Nacional com o objetivo de impedir que os direitos de pessoas com deficiência fossem atacados. 

A Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Rede-In), da qual a Escola de Gente é uma das idealizadoras, estava na audiência pública que lotou duas plenárias do congresso com quase 1.000 pessoas, e também na agenda com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Foi Claudia Werneck, nossa fundadora, que divulgou em primeira mão para o Brasil o compromisso assumido de que "o PL 6159/19 não seria pautado durante seu mandato". O PL, que afeta muito negativamente o direito ao trabalho de pessoas com deficiência, havia entrado na pauta na véspera, em regime de urgência. No decorrer da semana, o executivo também declinou da votação, abrindo diálogo com a sociedade civil. 

Fotos: Reprodução Facebook Escola de Gente

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: duas imagens, lado a lado. A primeira, à esquerda, está desfocada, com o título por cima dizendo “Políticas Públicas”. A segunda foto, à direita, mostra em primeiro plano Claudia Werneck sentada olhando para a câmera. Ao fundo, estão várias mesas com monitores de computador, microfones e outras pessoas. É uma sala de reunião de plenária na Câmara dos Deputados, e está lotada.

LEGENDA: Plenárias no Congresso Nacional mobilizaram lideranças políticas e sociais no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. 

Difusão de conteúdos e práticas: Oficina para ONU Brasil e artigo no Huffpost 

A semana também reservou espaço para outras atividades marcantes da Escola de Gente. Realizamos uma Oficina de Comunicação Inclusiva para todas as assessorias de comunicação do Sistema ONU Brasil. E Claudia Werneck publicou um artigo exclusivo no Huffington Post Brasil: “Como pode o bom velhinho discriminar?”. O texto, disponível no link ao fim deste boletim, denuncia o quanto as instalações de Papai Noel excluem pessoas com deficiência. 

Fotos: Reprodução Instagram Escola de Gente 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: duas imagens, lado a lado. A primeira, à esquerda, mostra uma sala fechada onde pessoas estão sentadas em uma grande mesa que contorna o espaço. Ao fundo, no centro, uma mulher de pé ao microfone ao lado de um intérprete de libras. A segunda, à direita, está desfocada, com o título por cima dizendo “Formações”. 

LEGENDA: Encontro para oficina da Escola de Gente com equipes da ONU Brasil, aconteceu na sede da instituição em Brasília.

Clique aqui e leia o artigo completo de Claudia Werneck, publicado pelo Huffpost Brasil.  

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: recorte da página da publicação do artigo. É possível ler o título  “Como pode o bom velhinho discriminar?” e há uma foto de um Papai Noel.

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