Descrição da imagem: Logo da campanha Teatro Acessível seguido de uma barra vermelha escrito “Dia Nacional do Teatro Acessível - 19 de setembro”.

Artistas, empresas, governos, imprensa, Ministério Público, terceiro setor. O que chamou todo mundo? O Dia Nacional do Teatro Acessível

Saiba mais no nosso facebook: https://www.facebook.com/escoladegente/photos/a.168466549909701/1878378255585180

A Escola de Gente convidou e a adesão foi imediata. Organizamos no Rio de Janeiro uma celebração inédita do Dia Nacional do Teatro Acessível: metade festa, metade luta. Neste turbilhão político que vive o Brasil, tivemos momentos lindos com pessoas de várias formas de pensar mas que defendem o mesmo que a gente: a cultura precisa ser para todo mundo!

Descrição da imagem: Duas imagens, lado a lado. A primeira, na esquerda, está desfocada, com um título por cima dizendo “Audiência e espetáculo”. A segunda, na direita, mostra vários/as atores e atrizes de pé no palco, encenando a peça, com um intérprete de Libras do lado direito do palco.

Em 19 de setembro, o teatro Ipanema ficou pequeno para quem foi ao espetáculo do nosso grupo Os Inclusos e os Sisos, "Ninguém mais vai ser bonzinho", totalmente reformulado. Com muita alegria, entregamos o troféu "Gente Parceira da Gente" à White Martins, empresa que há quase 10 anos nos apoia, recebido pelo diretor jurídico Gustavo Costa e pela gerente de comunicação e sustentabilidade Carolina Werneck. Os atores Antonio Fagundes e Bruno Fagundes nos prestigiaram, por meio de vídeo, contando como implementaram acessibilidade em suas peças. O dia seguinte (20) foi dedicado ao debate sobre políticas públicas. A audiência na Câmara Municipal evidenciou a necessidade urgente das medidas de acessibilidade nos equipamentos culturais, como teatros e arenas. Além da fundadora da Escola de Gente Claudia Werneck e da vereadora Luciana Novaes, participaram da mesa o procurador do Ministério Público Federal Sérgio Suiama, a procuradora do Tribunal de Contas do Estado do Rio Aline Pires, a Subsecretária de Cultura do Rio Raquel Valença, o ator João Vitti e a professora Patricia Dorneles, da UFRJ.

Descrição da imagem: Duas imagens, lado a lado. A segunda, na direita, está desfocada, com um título por cima dizendo “Mídia e parceria”. A primeira foto, na esquerda, mostra duas mulheres e um homem de pé, lado a lado. A mulher no centro segura um troféu com um E e um G, e tem um microfone na altura da sua boca. As outras duas pessoas da foto olham para ela sorrindo.

O Dia Nacional do Teatro Acessível, aprovado em lei no ano passado, faz parte da nossa da campanha Teatro Acessível - Arte, Prazer e Direitos que desde 2011 busca garantir acessibilidade, independência e autonomia para todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência. Por conta do seu teatro acessível criado em 2003, a Escola de Gente foi premiado como uma das experiências mais inovadoras do mundo na sede da ONU, na Áustria. Ele conta com mais de 10 recursos como Libras e Libras tátil desde a fila, estenotipia, audiodescrição, visita tátil ao cenário, piso tátil, material de comunicação em braile, letra ampliada e formatos digitais em meios físico e online, linguagem simples, além de rampas de acesso e banheiros adaptados. Confira tudo aqui.

Descrição da imagem: Duas imagens, lado a lado. A primeira, na esquerda, está desfocada, com um título por cima dizendo “Muito obrigada!”. A segunda, na direita, mostra duas pessoas na plateia usando óculos escuros. Ambas têm o fone de ouvido para o uso de audiodescrição ao redor das orelhas. Atrás da dupla, diversas outras pessoas da plateia fora de foco.

Descrição da imagem: Barra de logos usada no Dia Nacional do Teatro Acessível.

Desde 2003, o Exclusivas&Inclusivas te mantém antenado/a em tudo que acontece por aqui. Você acompanha nossos projetos, incidências em políticas públicas e conteúdo sobre inclusão e acessibilidade. Confia na gente: vale a pena ficar por dentro de tudo!

Siga a Escola de Gente no Facebook ( Escola de Gente – Comunicação em Inclusão)