Exclusivas & Inclusivas
18 de abril de 2018 - No. 203
Logotipo Escola de Gente
Para acessar a versão acessível, clique aqui Saiba mais no nosso facebook


Nosso premiado Teatro Acessível já está na estrada!

Por onde passa o trem da MRS Logística? Rio, São Paulo e Minas? Então é pra lá que vamos com o projeto “Aqui trem cultura acessível”, que oferece gratuitamente espetáculos, oficinas e livros com até 10 recursos de acessibilidade

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Logo do projeto “Aqui trem cultura acessível”. Consiste de um trem azul e amarelo dentro de um estandarte que tem as mesmas cores, bem como o nome do projeto. Abaixo, logos dos realizadores, patrocinadores e apoiadores do projeto.

O grupo “Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade”, idealizado pela atriz Tatá Werneck como um projeto da Escola de Gente, manda avisar que está ansioso para rodar cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo praticando inclusão de forma colorida, musical, divertida e provocativa.  

É que começa hoje, e vai até maio, a primeira etapa do projeto “Aqui trem cultura acessível”, patrocinado pela MRS Logística por meio da lei Rouanet, com Oficinas de Teatro Acessível, apresentações da peça “Ninguém mais vai ser bonzinho” e distribuição do livro “Um amigo diferente?”, de Claudia Werneck, agora com ainda mais formatos acessíveis. As atividades têm parceria com as prefeituras porque nossa meta é influenciar as políticas públicas para que sejam cada vez mais inclusivas.

Tudo é gratuito, claro, e com muita acessibilidade como audiodescrição, língua de sinais, linguagem simples, folders e livros em braile e formatos digitais, visita tátil ao cenário, rampas de acesso e banheiros adaptados, além de atendimento prioritário.



DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Duas imagens, lado a lado. A primeira, na esquerda, está desfocada, com um título por cima dizendo “Aqui trem cultura acessível”. A segunda, na direita, mostra atores e atrizes em um palco, em frente a uma grande plateia. Ao lado, intérprete de Libras.
Atores e atrizes do grupo se utilizam do teatro para promover inclusão (fotos: Juliana Rocha)


Itaquaquecetuba - SP
18 de abril - Oficina de Teatro Acessível: 15h - Secretaria de Educação - Rua Rio Paraibuna, 20, Jardim Nova Itaqua
19 de abril - Espetáculo: 19h - Ginásio Municipal de Esportes - Rua Santa Rita de Cássia, 173

Conselheiro Lafaiete - MG
23 de abril - Oficina de Teatro Acessível: 15h - Secretaria de Cultura, Rua Barão do Suassuí, 116, Centro
24 de abril - Espetáculo: 19h - Centro Cultural da EE Narciso de Queiros, rua Barão do Suassuí, 231 - Efigênia

Juiz de Fora - MG
25 de abril - Oficina de Teatro Acessível: 14h - CCBM, Avenida Getúlio Vargas, 200
26 de abril - Espetáculo: 15h - Teatro Paschoal Carlos Magno - Rua Gilberto de Alencar, s/n, Centro

Suzano - SP
7 de maio - Oficina de Teatro Acessível: 18h - Secretaria de Educação - Rua Aurora, 303 - Vila São Francisco
8 de maio - Espetáculo: 16h - Teatro Municipal da Cidade de Suzano - Rua General Francisco Glicério, 1354 - Jardim Anzai.

Paracambi - RJ
9 de maio - Oficina de Teatro Acessível:  15h - CIEP 385 - Rua Aníbal Cardoso, s/n - Lages.
10 de maio - Espetáculo: 18h -  Antigo Cassino de Paracambi, praça Castelo Branco, s/n

Barra Mansa - RJ
16 de maio - Oficina de Teatro Acessível: 14h - Escola Municipal de Barra Mansa - CEI - Vieira da Silva, rua Cristóvão Leal, s/n.
17 de maio - Espetáculo: 16h - Colégio Verbo Divino - Rua Mário Pinto dos Reis, 188

“Os Inclusos e os Sisos” já se apresentaram para mais de 100 mil pessoas em todo o Brasil e são considerados pela ONU uma das 40 experiências mais inovadoras do mundo em inclusão e direitos de pessoas com deficiência. A direção é de Carolina Godinho e o elenco é formado por Diogo Fujimura, Fabio Nunes, Fabíola Godói, Leandro Lamas, Louise Marrie, Mariana Rebelo e Victor Albuquerque. A Oficina de Teatro Acessível, conduzida por atores e atrizes, é uma atividade que utiliza jogos teatrais para a formação em inclusão e acessibilidade. "Um amigo diferente?", escrito por Claudia e Werneck e lançado pela WVA Editora em 1995, foi o primeiro livro brasileiro a tratar de diversos temas de inclusão para crianças. Foi traduzido para o inglês e espanhol e distribuído pelo Ministério da Educação para todas as bibliotecas públicas do país pela sua ousadia em abordar, de modo tão objetivo, as reflexões sobre as diferenças individuais. É recomendado pelo Unicef e Unesco e, neste projeto, chega à sua 10ª edição.




Exclusivas&Inclusivas é enviado desde 2003. Dissemina ações, marcos e articulações da EG com conselhos, cooperação internacional, empresas, executivo, legislativo, judiciário, ministério público, sociedade civil, universidades e mais agentes empenhados(as) em incluir em políticas públicas para a construção de uma sociedade inclusiva, acessível e sustentável. Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter
www.escoladegente.org.br