"Os Inclusos e os Sisos", teatro de mobilização pela diversidade da Escola de Gente, abriram o #2JUVA com humor e provocação, com a direção de Diego Molina. O grupo foi recebido com muito carinho pela homenageada do encontro, a primeira dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg, e pelos/as 50 jovens, com e sem deficiência, de 11 estados brasileiros de todas as regiões do país, participantes do JUVA.
A "linguagem simples" foi a grande novidade em acessibilidade, utilizada sempre que surgiam dúvidas sobre qualquer palavra ou expressão desconhecida da plateia, formada também por parceiros/as, autoridades, lideranças empresariais, convidados/as e amigos/as.
O debate sobre "O direito de se comunicar e de ser comunicado", após a abertura do JUVA, acendeu a participação da juventude, que vibrou com o pensamento do psicólogo Naziberto Lopes, criador do Movimento pelo Livro Acessível (MOLA); do rapper e ator, Marquim do Tropa; e do subprocurador geral da República e vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Humberto Jacques, mediados por Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente.
A largada, a corrida e os resultados do #2JUVA, de 26 a 29 de agosto, em Brasília, foram um sucesso.
Acompanhe nos próximos boletins!
Descrição da composição de imagens:
Imagem 1: Atores do grupo Os Inclusos e Os Sisos, Fábio Nunes e Mariana Rebelo, ambos usando chapéu, levantam os braços e juntam as mãos formando um coração. Ao lado, o ator Leandro Lamas, também de chapéu, segura uma bandeja com um tomate. Ao fundo, detalhe de painel com parte da barra de logos do 2º JUVA.
Imagem 2: Luiza Caspary, cantora e jovem formada pelo JUVA, está posicionada atrás da placa escrita "linguagem simples", recurso de acessibilidade na comunicação, e fala ao microfone para a plateia.
Imagem 3: Quatro pessoas sentadas em cadeiras sobre o palco olhando para frente: Humberto Jacques, subprocurador geral da República e vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, de terno, que segura um microfone, onde fala com a mão levantada; rapper e ator, Martim do Tropa, cadeirante; Claudia Werneck, com os braços levantados; e Naziberto Lopes, que usa fones de audiodescrição, com os olhos fechados e o cotovelo apoiado na perna e a mão na frente da boca. Todos estão alegres. Ao fundo, detalhe de painel com parte da barra de logos do 2° JUVA.
Imagem 4: A primeira dama do Distrito Federal, Marcia Rollemberg, fala ao microfone olhando para Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente. Ao fundo, detalhe de painel com parte da barra de logos do 2º JUVA.
Imagem 5: Palestrantes da mesa de abertura do #2JUVA - Rodrigo Carneiro, gerente RS/RELCOM/RNCO/MG; Sérgio Nascimento, secretário nacional substituto de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Maria Aparecida Gugel, subprocuradora do Ministério Público do Trabalho; Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente; Humaberto Jacques, subprocurador-geral da República; Fabio Eon, coordenadora adjunto de Ciência Humanas da UNESCO no Brasil; Luciana Amorm, gerenete de projetos da UNESCO; Marquim do Tropa. ator e rapper; João Antônio Tavares, direitor de Relações Institucionais da OI; Patrick, representante da Secretaria Nacional de Juventude.
Imagem 6: Cerca de 50 pessoas comemorando de braços levantados posam para foto. Ao fundo, painel com a marca do 2º JUVA, projeção da audiodescrição e marca da Escola de Gente.
Barra de logos
Parceiros: Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), CEDAPS, Rio + Social, OI, Oi Futuro, Ministério Público do Trabalho, Conselho Nacional de Juventude.
Realização: Escola de Gente, JUV.IN
Patrocínio: Petrobras, Governo Federal - Brasil, Pátria Educadora
Exclusivas&Inclusivas é enviado desde 2003. Dissemina ações, marcos e articulações da EG com conselhos, cooperação internacional, empresas, executivo, legislativo, judiciário, ministério público, sociedade civil, universidades e mais agentes empenhados(as) em incidir em políticas públicas para a construção de uma sociedade inclusiva, acessível e sustentável.
Siga a Escola de Gente no Facebook ( Escola de Gente – Comunicação em Inclusão)