Pular para o Menu Principal da Escola de Gente

Pular para Conteúdo do site

Tamanho da letra: A- A A+

Escola de Gente

Comunicação em inclusão

Notícia

Escola de Gente celebra o dia do teatro acessível em 19 de setembro com campanha na mídia

Por: Escola de Gente

Desdobramento da campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”,  lançada pela ONG Escola de Gente, em 2011, e incorporada, este ano, pelo Ministério da Cultura como ação e conteúdo de política pública, o dia temático nacional  “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”,  será comemorado pela primeira vez no dia 19 de setembro, no Rio de Janeiro. A data foi  instituída e assinada pelo executivo e legislativo em audiência pública proposta pela Escola de Gente e realizada na Câmara dos Deputados, em maio (projeto de Lei 6139/13).

 

Para marcar a data, a Escola de Gente vai oferecer, com patrocínio da MRS por meio da Lei Rouanet, duas sessões gratuitas, no Teatro Ipanema,  do espetáculo “Um amigo diferente?”, símbolo da campanha por ser o primeiro espetáculo para a infância e juventude do Brasil a disponibilizar, simultaneamente, todas as medidas de acessibilidade na comunicação. A primeira apresentação, aberta ao público e convidados, acontece no próprio dia 19, às 19h30, com a presença de gestores governamentais da área cultural e parceiros/as da Campanha como o deputado federal Jean Wyllys e a atriz Tatá Werneck. Em seguida, haverá lançamento e apresentação do filme publicitário de divulgação do dia temático, que contará com as participações voluntárias dos/as atores/atrizes Diogo Vilela, Thiago Abravanel e Bel Kutner. O filme foi criado pela Fenícios Comunicação e produzido pela  NutsLocomotyva. A segunda apresentação do espetáculo será no dia 20, às 10h, aberto ao público e com foco em estudantes de escolas públicas.


 
A escolha pelo dia 19 de setembro não foi à toa. Nesta data,  é comemorado o Dia do Teatro. Com isso, pretende-se incorporar uma cultura acessível com a mesma finalidade: fazer teatro. São parceiros institucionais da Campanha o Ministério da Cultura, a Frente Parlamentar de Cultura, a Associação Nacional dos Procuradores da República, a Organização dos Estados Ibero-Americanos e a Rede Globo.

 

De acordo com Claudia Werneck,  fundadora da Escola de Gente e pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva no Brasil e nos demais países da América Latina desde 1992, a iniciativa busca mais autonomia e participação de pessoas com deficiência no acesso a direitos, bens e serviços culturais. Segundo ela, o objetivo da Campanha e do Dia Temático é mobilizar governo e sociedade civil para o cumprimento das leis de acessibilidade em toda e qualquer iniciativa cultural, por meio de recursos como intérprete de Libras e legenda para pessoas surdas; visita ao cenário, programas em braile ou meio digital, e audiodescrição para pessoas cegas; programas em letra ampliada para pessoas com baixa visão, além de atendimento prioritário e reserva de assentos.

 

A campanha – Idealizada pela Escola de Gente em 2011, como símbolo da celebração de seus 10 anos, a campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos” tem por objetivo garantir mais autonomia e participação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e baixo letramento, entre outras condições, na vida cultural de suas cidades. Para isso, percorre o Brasil oferecendo teatro gratuito e acessível a crianças, adolescentes e jovens. Em fevereiro de 2013, por sua exemplaridade, a campanha foi incorporada como ação e conteúdo de política pública pelo Ministério da Cultura.

 

O espetáculo “Um amigo diferente?” - Em 2011, a Escola de Gente produziu o primeiro espetáculo infantojuvenil com total acessibilidade no país, o musical rock “Um Amigo Diferente?”, que se tornou o símbolo da Campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”. O texto da peça é de Marcos Nauer a partir de artigos e do livro homônimo da jornalista Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente, publicado em 1996 (WVA). O “Um amigo diferente?” acaba de circular por cinco cidades brasileiras com patrocínio da MRS por meio de Lei Rouanet.

 

ESPETÁCULO “UM AMIGO DIFERENTE?”
Local: Teatro Ipanema - Rua Prudente de Morais, 824
Dias: 19 de setembro, às 19h30, e 20 de setembro, às 10 horas

Clique aqui e faça o seu comentário