Exclusivas & Inclusivas
28 de abril de 2020 - N.° 215
Logotipo Escola de Gente
Para acessar a versão acessível, clique aqui Saiba mais no nosso Facebook

O que juntos podemos fazer para garantir direitos de todas as pessoas nesta pandemia

Muitos esforços estão sendo empreendidos para que, neste momento de crise em que vivemos, todas as pessoas, inclusive quem tem deficiência, tenham seus direitos garantidos. Aqui na Escola de Gente atuamos sempre em rede para mobilizar e pressionar o poder público e a sociedade em frentes diversas e complementares. Estamos diariamente conversando com autoridades governamentais, lideranças do terceiro setor, empresários e empresárias.

A Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (RedeIn), que agrega 17 organizações que defendem esta população a partir da lógica da inclusão e da qual somos fundadores, formulou um posicionamento bastante firme sobre o cumprimento rigoroso das normas constitucionais que garantem acesso a direitos em situações de emergência humanitária, em especial quanto aos cuidados e atenção no atendimento e remoção de riscos e agravos de qualquer natureza. O documento, que está aqui neste link, foi amplamente enviado para autoridades dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Você também pode participar desta mobilização encaminhando esta nota para as autoridades da sua cidade e para quem considerar importante! Todo mundo conta neste momento!

Reprodução de imagens de redes sociais

Descrição da imagem: duas imagens, lado a lado. A primeira, à esquerda, está desfocada, e mostra quatro jovens mulheres usando a linguagem de sinais. Duas estão em primeiro plano: uma está sorrindo, a outra está séria e olha para suas mãos. A segunda foto, à direita, mostra Um grupo de 18 pessoas, todos/as olhando e sorrindo para a foto. No fundo, um mural cinza e vermelho.

“Todas as pessoas importam” é o título da nota. À direita, membros da Rede-In.

Junto à Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), estamos divulgando em nossos canais nas redes sociais uma série de conteúdos informativos sobre prevenção do contágio do coronavírus e formas de colaborar em ações de assistência social. Acesse o nosso Facebook e Instagram e compartilhe nas suas redes, sempre lembrando de copiar e colar a descrição das imagens - um recurso de acessibilidade que garante a informação para pessoas com deficiência visual.

Reprodução de imagens de redes sociais

Descrição da imagem: duas imagens, lado a lado. A primeira, à esquerda, é um retângulo com fundo bege. Centralizado, na parte superior esquerda, há um semicírculo num tom de bege mais escuro, onde, em vermelho, está escrito RNPI EM AÇÃO; e, em preto, está escrito NO ENFRENTAMENTO AO COVID -19. Logo abaixo, do lado direito, no fundo bege claro, há o mapa do Brasil, de cor alaranjada, com o estado do Rio de Janeiro em destaque. O destaque se parece com uma lupa. Ao lado esquerdo do mapa do Brasil, um pouco mais embaixo, em letras pretas, está escrito QUER AJUDAR? Veja alguns pontos de doação no Estado do Rio de Janeiro. Na parte inferior do retângulo, bem no centro, dentro de um semicírculo branco, estão as logomarcas da ANDI Comunicação e Direitos e da Rede Nacional Primeira Infância.  A segunda imagem, à direita tem um retângulo com fundo bege. Centralizado, na parte superior esquerda, há um semicírculo num tom de bege mais escuro, onde, em vermelho, está escrito RNPI EM AÇÃO; e, em preto, está escrito NO ENFRENTAMENTO AO COVID -19. Na parte de cima do retângulo, à direita e no alto, está escrito, em preto: PROBABILIDADE DE CONTÁGIO. Logo abaixo, no fundo bege claro, há três formas abstratas, de cor branca, sendo duas em cima e uma abaixo. Na primeira forma, à direita, há o desenho de duas pessoas, uma de frente para a outra, são um homem preto e uma mulher preta conversando e de suas bocas saem gotículas, ambos estão sem máscara; acima deles está escrito: MUITO ALTA. Na segunda forma, à esquerda, há o desenho de duas pessoas, uma de frente para a outra, são um homem preto, com máscara, e uma mulher preta, sem máscara, conversando. Agora, da boca do homem que está com máscara saem menos gotículas e da boca da mulher que está sem máscara, saem muito mais gotículas; acima deles está escrito: MÉDIA. Na parte inferior do retângulo, do lado direito, encontra-se a última forma abstrata, com o desenho de duas pessoas, uma de frente para a outra, são um homem preto, com máscara, e uma mulher preta, com máscara, conversando. Agora, como ambos estão usando máscaras, da boca de ambos saem poucas gotículas; acima deles está escrito: BAIXA. No canto inferior à direita, dentro de um semicírculo branco, estão as logomarcas da ANDI Comunicação e Direitos e da Rede Nacional Primeira Infância.

Alguns materiais produzidos pela Rede Nacional Primeira Infância.

Já leu o último artigo da Claudia Werneck?

Descrição da imagem: foto de membros da Cruz Vermelha uniformizadas com máscaras atuando nos Estados Unidos durante a epidemia de gripe espanhola em 1918. Em preto e branco, a imagem exibe o grupo segurando macas a frente de carros antigos. Sobre a foto, recorte com o título do artigo: "Covid-19 e esse deus chamado tempo. Em qual matemática a humanidade poderá confiar, se a história parou e o tempo voltou?"

Covid-19 e esse deus chamado tempo

www.escoladegente.org.br

Desde 2003, o Exclusivas&Inclusivas te mantém antenado/a em tudo que acontece por aqui. Você acompanha nossos projetos, incidências em políticas públicas e conteúdo sobre inclusão e acessibilidade. Confia na gente: vale a pena ficar por dentro de tudo! Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do instagram
www.escoladegente.org.br