Exclusivas & Inclusivas
17 de fevereiro de 2020 - N.° 212
Logotipo Escola de Gente
Para acessar a versão acessível, clique aqui Saiba mais no nosso Facebook

Lançamento duplo na ONU: aplicativo de cultura acessível e manual de acessibilidade em eventos

Começa nesta quarta-feira, 19, a Zero Project Conference 2020, na sede das Nações Unidas em Viena, Áustria. Estamos animados/as para um dos mais importantes eventos do mundo sobre inclusão e acessibilidade! Participamos desde 2014 e, a cada ano, nossa rede fica mais forte. Desta vez, nossa fundadora Claudia Werneck nos representa em dois momentos. Logo na sessão de abertura, apresenta o Conference Accessibility Guidelines, um manual completo sobre como fazer com que qualquer evento em qualquer local do mundo possa ser acessível e, assim, garantir a participação de qualquer pessoa. Este guia foi elaborado por nós em parceria com o Zero Project a partir da consultoria que fizemos na edição 2018 da conferência. Deu tão certo que resolvemos transformar este conhecimento em um documento de acesso livre. A versão em inglês já está pronta (aqui). Sairá em breve em português.

Fotos: Joe Winter e Felipe O’Neill

Descrição da imagem: duas imagens, lado a lado. A primeira, à esquerda, está desfocada,  e mostra Claudia Werneck à frente de uma tribuna. Atrás dela está um banner, onde está escrito em inglês: "Zero Project - For a world without barriers". A segunda foto, à direita, mostra em primeiro plano um celular com a marca do aplicativo Vem CA. Ao fundo, fora de foco, Claudia Werneck é quem segura o aparelho, com o braço esticado em direção à câmera fotográfica.
Claudia Werneck apresentará o app Vem CA na sessão final do evento.

Claudia também foi convidada para o encerramento da conferência. Somos a organização latino americana mais premiada na história da Zero Project Conference. Já são quatro reconhecimentos! Por isso, vamos compartilhar os nossos aprendizados e avaliar boas práticas nesta jornada com o evento. Além disso, também faremos a primeira apresentação internacional do nosso projeto mais recente: o aplicativo Vem CA. Ele é a plataforma nacional de cultura acessível que conecta produtores/as culturais que realizam atividades com acessibilidade com pessoas com deficiência - ou outras pessoas que buscam iniciativas com este perfil. Ao falar do app, vamos exibir o filme da campanha nacional veiculada gratuitamente na TV Globo (aqui em português e aqui em inglês). O vídeo, claro, tem acessibilidade máxima.

Você pode acompanhar a conferência pela internet. Mais informações em conference.zeroproject.org

A nossa participação é graças a parceiros/as muito bacanas. O apoio é da Amil, CNSeg, MRS Logística e Fundação Tupy. A parceria institucional é com Ashoka e TV Globo. Obrigada!

Nossa história na Zero Project

2014 - campanha “Teatro acessível: arte, prazer e direitos” reconhecida como uma das iniciativas mais inovadoras do mundo em direitos de pessoas com deficiência;
2016 - campanha “Leitura acessível: todas as pessoas têm direito de conhecer todas as histórias” também vence esta premiação;
2017 - campanha “É criminoso discriminar” lançada internacionalmente na sessão de encerramento da conferência;
2018 - Escola de Gente é a única organização do mundo escolhida para ser consultora de acessibilidade da conferência;
2019 - projeto “Agentes de Promoção da Acessibilidade” é selecionado entre os mais inovadores do mundo e ainda para o programa Impact Transfer, uma parceria entre o Zero Project e a Ashoka.

ceria entre o Zero Project e a Ashoka.

Descrição da imagem: conjunto de logomarcas das empresas apoiadoras. Sob o escrito em inglês: "At Zero Project Conference Supported By", estão as marcas Amil, CNseg, MRS Logística e Fundição Tupy. Sob o escrito "Partnership", estão as marcas Ashoka e TV Globo.

Desde 2003, o Exclusivas&Inclusivas te mantém antenado/a em tudo que acontece por aqui. Você acompanha nossos projetos, incidências em políticas públicas e conteúdo sobre inclusão e acessibilidade. Confia na gente: vale a pena ficar por dentro de tudo! Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do instagram
www.escoladegente.org.br