Exclusivas & Inclusivas
28 de fevereiro de 2018 - No. 201
Logotipo Escola de Gente
Para acessar a versão acessível, clique aqui Clique para compartilhar no Facebook


Escola de Gente convoca conferência na ONU a adotar comunicação que contemple pessoas com deficiência intelectual

Em sua palestra na Zero Project Conference 2018 sobre "Notícias e linguagem simples", na última sexta-feira (23) na sede das Nações Unidas em Viena, Áustria, a fundadora da Escola de Gente, Claudia Werneck, fez uma defesa enfática de uma revolução na comunicação para que ela passe a contemplar todas as pessoas, inclusive as que têm deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem. A convocação marcou o lançamento internacional da mais nova campanha da Escola de Gente, “Talk it easy", que irá sensibilizar a sociedade para o uso da linguagem simples, recurso de acessibilidade pouco difundido no Brasil e em outras partes do mundo, embora já utilizado pela Escola de Gente. O uso da linguagem simples é uma estratégia para expandir a comunicação entre pessoas e instituições, de modo que qualquer assunto seja melhor compreendido por quem tem baixo letramento, ou mais dificuldades de aprendizagem, temporárias ou permanentes, como por idade, origem estrangeira, entre outras, e também por pessoas com deficiência intelectual.

"É impossível praticar inclusão sem transformar a comunicação. Por isso foi tão emblemático lançar “Talk it easy” na ONU, durante a Zero Project 2018, com o apoio da Fundação Essl e da Ashoka Áustria, pois com nossa campanha de linguagem simples queremos contribuir para que haja mais entendimento entre pessoas, instituições e nações em qualquer espaço de participação”. destaca Claudia. A equipe da Escola de Gente na conferência e o lançamento da campanha contaram com o apoio da MRS Logística, nossa parceira desde 2009.



DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Duas imagens, lado a lado. A primeira, na esquerda, está desfocada, com um título por cima dizendo “Zero Project Conference 2018”. A segunda, na direita, mostra uma mesa com várias pessoas. Acima destas, duas telas, uma projetando um vídeo ao vivo com linguagem de sinais e a outra projetando legendas. No lado esquerdo da mesa, um banner da campanha Talk it easy pendurado.
Escola de Gente foi destaque em duas apresentações da Zero Project Conference 2018. Fotos: Karin&Joe Winter


A Escola de Gente também foi destaque em outro momento importante da Zero Project Conference 2018. Claudia e o coordenador da organização, Pedro Prata, foram palestrantes do lançamento do principal programa do evento: o Impact Transfer Model. A iniciativa, uma parceria entre a Zero Project e a Ashoka Empreendedores/as Sociais, busca incentivar e facilitar o intercâmbio de soluções de acessibilidade que geram impacto social entre diferentes países. A palestra foi sobre a necessidade de transferência de conhecimento e fortalecimento da comunicação entre lideranças da sociedade civil.

Além destas atividades, a Escola de Gente assumiu uma outra responsabilidade, porque foi a única organização a avaliar as medidas de acessibilidade do evento. "Agradeço muito a presença da equipe da Escola de Gente e saibam que contamos com vocês para tornarmos a Zero Project Conference cada vez mais acessível e sem barreiras", disse Martin Essl, presidente da Essl Foundation, que há 10 anos promove o evento.



DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Duas imagens, lado a lado. A primeira, na esquerda, está desfocada, com um título por cima dizendo “Talk it easy”. A segunda, na direita, mostra um grupo de quatro pessoas posando e sorrindo para a foto. Todos/as seguram placas da campanha “Talk it easy”. No fundo, um banner da Zero Project.
Martin Essl, presidente da Essl Foundation, em apoio à campanha “Talk it easy” junto à equipe da Escola de Gente. Fotos: Karin&Joe Winter



A Zero Project Conference 2018 aconteceu de 21 a 23 de fevereiro e reuniu aproximadamente 600 ativistas, especialistas, gestores/as públicos/as e empreendedores/as de mais de 70 países com o intuito de identificar as práticas mais inovadoras no quesito de inclusão, buscando caminhos para torná-las universais. 2018 também marcou o quarto ano seguido de participação da Escola de Gente no evento. Em 2013 e 2015, a organização foi premiada como uma das experiências mais inovadoras do mundo em acessibilidade: na primeira vez, com a campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”, e na segunda, com a mobilização “Todas as Pessoas Têm Direito a Conhecer Todas as Histórias”, realizado em parceria com a WVA Editora. Em 2017, lançou a campanha “É Criminoso Discriminar”. A equipe da Escola de Gente foi composta pela fundadora, Cláudia Werneck, a conselheira e membro da Assembleia Geral Rosana Fonseca, e o coordenador, Pedro Prata.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: A palavra “APOIO:” seguida do logo da empresa MRS Logística.




Exclusivas&Inclusivas é enviado desde 2003. Dissemina ações, marcos e articulações da EG com conselhos, cooperação internacional, empresas, executivo, legislativo, judiciário, ministério público, sociedade civil, universidades e mais agentes empenhados(as) em incluir em políticas públicas para a construção de uma sociedade inclusiva, acessível e sustentável. Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter
www.escoladegente.org.br